PIX Automático vem aí!
O Brasil é um país surpreendente, pois, se por um lado nos falta muito a desenvolver, no que tange a tecnologia em vários setores, por outro, o nosso sistema financeiro continua sempre à frente.
Considerado por muitos economistas, o mais seguro do mundo, o sistema financeiro brasileiro, ou melhor falando, Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um tanto "enrijecido" e burocrático. Apesar de parecer ruim, a maneira como o Conselho Monetário Nacional (CMN) conduz o SFN tem garantido ao nosso país suporte nas crises passadas.
Lembra da última crise imobiliária nos Estados Unidos, a qual derrubou instituições financeiras centenárias no exterior?
Pois bem, aqui está uma das provas do potencial da nossa Economia que suportou muito bem essa crise. E, há alguns anos, quando conseguíamos compensar milhares de cheques em até 3 dias úteis, lá na América do Norte eles precisavam de 15 dias, no mínimo!
Então, o Brasil não é nada pequeno quando o assunto envolve a movimentação da riqueza nacional.
Do PIX ao PIX automático
Desde que foi criado em 2020, O PIX, sistema de pagamento instantâneo que utiliza chaves de pagamento como CPF, número de celular e e-mail, por exemplo, foi responsável por mais de 26 bilhões de transações e movimentou mais de R$12,9 trilhões, segundo o portal do Governo Federal (gov.br).
Com o crescimento constante das transações e a possibilidade de, no futuro, o PIX até poder ser utilizado como forma de remessa e pagamento para o exterior, o Governo anunciou recentemente o PIX automático. Mas calma aí, vai demorar um pouco para entrar em vigor, afinal as empresas envolvidas terão um prazo para apresentar e colocar em prática um plano para tal.
Todavia, o que é esse tal de PIX automático?
Segundo o Banco Central e o portal Globonews, o PIX automático será semelhante ao atual Débito automático como o conhecemos. Ao cadastrar as nossas contas de água e luz no sistema, por exemplo, as contas são pagas e o valor é automaticamente debitado de nossa conta corrente todos os meses.
O PIX automático funcionará da mesma maneira, porém com algumas ressalvas, embora, inicilmante acredita-se que será possível pagar as nossas contas de água, luz, telefonia, internet, academia, empréstimos e outras que estiverem disponíveis. Podemos dizer que são os gastos fixos permanentes ou aqueles recorrentes que já estamos habituados.
A priori, a oferta do serviço PIX automático por parte de pessoa física será obrigatória e sem ônus para o cliente. Em outras palavras, sem cobrança de taxas do cliente. No entanto, as pessoas jurídicas (empresas) estarão livres para negociar as condições e outras regras para utilização do serviço que tem previsão para entrar em vigor em outubro de 2024.
Comentários
Postar um comentário